Home » Quadros » Decoração com Quadros: 7 Ideias para colocar em prática
Decoração com quadros Decoração com quadros

Decoração com Quadros: 7 Ideias para colocar em prática

6 minutos para ler

Quando pensamos em decoração, os quadros não são a primeira coisa que nos vem à mente, não é mesmo? Mas saiba que a decoração com quadros pode mudar totalmente o seu ambiente!

Estes objetos são especialistas em trazer mais personalidade a salas, quartos, escritórios, lojas e até banheiros.

Os quadros agregam valor ao restante da decoração, além de ser uma solução super flexível, que pode ser mudada facilmente.

Saiba como fazer a decoração com quadros perfeita para o seu ambiente!

7 Ideias para fazer uma decoração com quadros em seus ambientes

1. Gallery Wall

Gallery Wall

A gallery wall é um estilo de decoração com quadros nada minimalista. Na verdade, o teor dos quadros pode até ser minimalista, mas a quantidade é quem dita as regras por aqui.

Basicamente, o conceito da gallery wall é pendurar vários quadros em uma mesma parede. 

Não há muitas regras de tamanho, mas é importante que os quadros tenham pelo menos um elemento em comum. Pode ser a moldura, a cor, o formato, etc.

É muito comum que a gallery wall seja feita na sala, atrás do sofá, na parede da escada e em corredores. Mas você pode escolher qualquer parede!

O alinhamento pode ser feito pelo eixo central dos quadros, pela parte debaixo ou pelo eixo superior. Também é possível combinar estes três tipos de alinhamento e fazer algo mais despojado e despretensioso.

Uma dica, na hora de combinar os tamanhos, é fazer o molde dos quadros com papel antes de pendurá-los. Isso ajuda a ter uma boa noção da composição.

Leia também: Como montar mesa posta: dicas para você não errar

2. Cores aos ambientes neutros

Sabe quando você olha para um ambiente e sente que ele está muito vazio ou sem graça e não entende o que está faltando? Pode ser que seja o momento de usar a decoração com quadros.

Os quadros funcionam bem como ponto de cor em ambientes neutros. Eles entram complementando as cores e dando mais equilíbrio ao local.

Ou seja, fazem um contraponto à neutralidade. E por neutralidade, não estamos necessariamente falando de cores claras.

Uma parede cinza escura, por exemplo, é uma cor neutra, na qual os quadros coloridos podem atuar como complemento.

3. Apoie os quadros em prateleiras

A decoração com quadros pendurados na parede é muito bonita, mas essa não é a única forma de utilizá-los. Existe uma técnica de decoração para apoiá-los em nichos, móveis e prateleiras.

Fica um charme e é uma maneira diferente e moderna de decoração com quadros.

Além disso, existe o benefício óbvio de não precisar furar a parede, o que é ótimo para quem mora em casas alugadas, por exemplo, ou está sempre mudando a decoração.

Leia também: Como decorar mesa de centro: dicas para acertar na decoração

4. Mescle diferentes molduras 

Não há nenhum problema em misturar diferentes molduras em uma mesma composição. Tudo vai depender do bom senso e do equilíbrio.

Se as molduras são diferentes, tente combinar o estilo dos quadros, a cor ou o formato. Alguns destes elementos precisam conversar para que não fique parecendo uma bagunça.

Para escolher as molduras, leve em conta os elementos do quadro. Por exemplo, estilos de molduras mais limpas e modernas combinam com traços geométricos e minimalistas.

Já as molduras clássicas combinam com fotos, elementos da natureza, pinturas, etc.

5. Siga uma paleta de cores

Quadros na mesma paleta de cores

Entre as ideias de decoração com quadros, está a de combiná-los pela paleta de cores.

Quando a parede é escura, opte por quadros que causem um contraste de cores. O contrário também é válido para paredes claras.

Se a ideia é dar destaque aos quadros, evite que as cores sejam muito parecidas com as da parede.

A menos que esta seja a intenção e você faça isso de forma planejada. É o caso de decorações mais minimalistas, por exemplo.

6. Não deixe a harmonia de lado

Algumas regrinhas na hora de pendurar, podem deixar a decoração com quadros mais harmônica.

A ideia é que eles fiquem na altura dos olhos, em torno de 1,60m de distância do chão.

Já se a ideia é pendurá-los em cima da cabeceira da cama, do sofá ou de outros móveis, pode-se considerar uma distância de 20 a 25 cm de distância desses objetos.

7. Explore os ambientes 

Não existe lugar certo para decorar com quadros.

Você pode planejar uma decoração com quadros para quarto, sala, banheiro e até para espaços bem específicos, como a área gourmet, o home bar e aquele cantinho da leitura.

Apenas lembre-se que os quadros devem harmonizar com o restante do ambiente. Leve em conta se você quer que o ambiente passe uma sensação de calma, de alegria, diversão, etc.

Se a intenção é inserir quadros de decoração para sala, pode-se priorizar opções que passem bem-estar e calma.

Na cozinha, é possível combinar a temática dos quadros com comidas e utensílios domésticos. No escritório, optar por peças que incentivem a criatividade e a motivação.

Mas nada disso é uma regra imutável. O mais importante é que as peças combinem com a personalidade de quem vive no local.

Onde encontrar quadros para decoração?

A Acervo Decoração tem várias opções de quadros para todos os gostos e estilos de decoração.

No nosso site você encontra também espelhos e pode inovar na decoração, combinando diferentes elementos em uma mesma parede.

Confira os modelos de quadros que você encontra na Acervo Decoração! 

Conclusão

Ideias de decoração com quadros é o que não falta, não é mesmo? Basta encontrar o estilo que combina mais com você e com a sua casa!

Como vimos, os quadros são itens muito versáteis e capazes de dar aquele toque final especial na decoração.

Seja seguindo tendências como a Gallery Wall ou optando pelo clássico, o que não dá é deixar os quadros fora da sua casa!

E então, qual é o seu estilo quando se trata de decoração com quadros?

Posts relacionados

Deixe um comentário