Home » Mesa posta » Como montar mesa posta: dicas para você não errar
Como montar mesa posta Como montar mesa posta

Como montar mesa posta: dicas para você não errar

6 minutos para ler

Fazer as refeições em família é uma rotina super importante para muitas pessoas. Afinal, é uma ocasião na qual todos se reúnem para conversar sobre o dia e compartilhar um momento especial.

Portanto, essas reuniões merecem todo cuidado, atenção e preparação. Saber como montar mesa posta é uma excelente forma de demonstrar seu carinho e gratidão pela presença de todos. 

Entretanto, organizar uma mesa posta frequentemente pode parecer complicado; são inúmeros detalhes para arrumar, como talheres, taças, pratos, guardanapos, toalha de mesa e outros itens.

Acima de tudo, a pressão de querer agradar os convidados dificulta ainda mais essa tarefa. 

Para te ajudar, preparamos o guia a seguir com todas as dicas essenciais para você montar uma mesa posta incrível. Acompanhe!

O que é mesa posta?

Uma mesa posta consiste na organização de pratos, talheres e copos, de forma decorada, para uma refeição específica, seja o café da manhã, da tarde, almoço e jantar do dia a dia ou outras refeições especiais, como um brunch, almoço de aniversário ou jantar de Natal. 

Há um estilo de mesa posta diferente para cada refeição e ocasião. Em um churrasco, por exemplo, a decoração da mesa pode seguir uma linha mais despojada.

Já para um jantar de noivado, os itens que irão à mesa precisam ser mais requintados e sofisticados. Por essa razão, é essencial saber qual a ocasião antes de planejar a montagem da mesa.

O que é mesa posta 

O que não pode faltar em uma mesa posta?

Independentemente se você quer aprender como montar mesa posta simples ou sofisticada, existem alguns elementos que precisam aparecer em todos os estilos.

É claro que o acontecimento e o cardápio definirão a essência da sua decoração, mas alguns itens coringas sempre serão utilizados. Veja a seguir quais são eles. 

Toalha de mesa e jogo americano

Você pode escolher incluir um deles ou os dois; porém, quanto mais opções tiver, melhor. Dessa forma, saberá como montar mesa posta de café da manhã, brunch, jantar sofisticado, churrasco em família e outras ocasiões distintas. 

Para as toalhas de mesa — elemento coringa de toda mesa posta —, invista em tecidos nobres, com linho ou algodão. As cores neutras combinam com praticamente tudo, por isso sempre são ótimas opções.

Entretanto, não existe regra que te impeça de ter toalhas estampadas e em cores mais vivas. Só tome cuidado com o restante da decoração para não sobrecarregar o visual da mesa. 

No caso dos jogos americanos, eles servem para apoiar os copos, pratos e talheres. Você pode adquirir modelos que combinem com sua toalha de mesa e entre si, ou se destaquem completamente do resto da decoração. 

Louças de acordo com a ocasião

Todas as refeições precisam de louças. Escolher a ideal para sua mesa posta dependerá muito da ocasião. Por isso, determine antes qual evento acontecerá para, então, selecionar os pratos, talheres e copos adequados. Confira algumas dicas gerais abaixo:

  • pratos e talheres: tenha sempre em mãos, pelo menos, seis peças de pratos fundos, rasos, de sopa e de sobremesa, especialmente os de porcelana ou cerâmica. Para os talheres, invista primeiro nos conjuntos básicos de facas, garfos e colheres, de sobremesa e de jantar. Só depois complete seu jogo com talheres para peixes, saladas, carnes etc.; 
  • taças e copos: para as taças, a etiqueta determina modelos diferentes para vinho tinto, vinho branco e água. Você não precisa de todas elas, mas é sempre bom ter copos para água e taças para um tipo de vinho;
  • xícaras e pires: louças essenciais para uma mesa posta de café da manhã, da tarde ou brunch, mas também podem estar presentes na mesa de almoço ou jantar — algumas pessoas gostam de tomar um cafézinho após a refeição. Use sempre xícaras de café e chá com seus respectivos pires. 

Guardanapos 

Evite utilizar papel toalha. Aposte sempre em um bom conjunto de guardanapos de tecido para compor sua mesa. Na dúvida, siga a mesma dica que demos na escolha das toalhas de mesa. Para dar um visual mais sofisticado, use anéis em volta dos guardanapos

E, como montar uma mesa posta? 

Dicas para montar a mesa

Agora que você já sabe quais são os elementos principais de qualquer mesa posta, vamos te mostrar algumas dicas para montar mesa posta na prática. Veja a seguir.

Comece pela toalha e o jogo americano

Primeiramente, coloque sobre a mesa a toalha, seguida dos jogos americanos. Lembre-se de colocar um jogo americano para cada convidado, em frente à cadeira. Verifique o comprimento da toalha de mesa para evitar que os participantes tropecem no tecido. 

Distribua os pratos e talheres de acordo com o cardápio

Quem sabe como montar mesa posta de jantar, café da manhã, almoço etc., já está ciente que agora é o momento de incluir os pratos e talheres sobre a mesa. Vale ressaltar que a louça precisa estar em harmonia com o cardápio. 

Os pratos devem ser colocados por ordem de tamanho: os menores sobre os maiores. Os pratos de sobremesa precisam ser incluídos ao fim da refeição.

Caso resolva servir petiscos, adicione um prato menor no canto superior esquerdo com uma faca de pão. 

No caso dos talheres, a regra é organizá-los na ordem em que os pratos serão servidos. Os garfos precisam ficar do lado esquerdo, do menor para o maior.

Do lado direito, coloque as facas e a colher de sopa. A colher de sobremesa fica sempre acima do prato.

Guardanapo sempre no canto esquerdo

Para incluir os guardanapos corretamente, não existe mistério. Eles sempre ficam posicionados no canto esquerdo, ao lado dos garfos. 

E por fim as taças e copos 

Para finalizar, vamos falar das taças e copos. Essas louças devem ser colocadas no canto superior direito, na direção da última faca ou colher. Comece pela taça de vinho tinto, depois inclua a taça de vinho branco e, por fim, a de água. 

Conclusão

Com todas as informações que reunimos por aqui, você, com certeza, saberá como montar mesa posta de café da tarde ou como montar mesa posta de Natal. Tudo o que te mostramos vale para qualquer ocasião e refeição.

Contudo, ainda existem alguns detalhes que valem a pena ser mencionados; uma mesa posta de café da manhã ou brunch, por exemplo, podem ser organizadas com os alimentos sobre a mesa. 

Gostou deste conteúdo? Para deixar sua mesa posta muito mais moderna e sofisticada, conheça os produtos da Acervo Decoração!

Posts relacionados

Deixe um comentário