Home » Decoração » Como decorar sofá com manta e almofadas: 6 dicas para combinar
Como decorar sofá com manta e almofadas Como decorar sofá com manta e almofadas

Como decorar sofá com manta e almofadas: 6 dicas para combinar

7 minutos para ler

Quer descobrir como decorar sofá com manta e almofadas do jeito certo?

As mantas e almofadas equilibram a decoração da sala e são elementos coadjuvantes indispensáveis para embelezar a decoração da sala. 

Além de proporcionar bem-estar visual, estes elementos decorativos também são funcionais e ajudam a garantir mais conforto na hora de sentar.

Para usá-los da maneira correta, separamos algumas dicas que podem ajudar a montar uma sala bonita e sofisticada.

Portanto, continue a leitura e saiba como decorar sofá com manta e almofadas! 

Dicas de como decorar sofá com manta e almofadas

Podemos considerar as mantas e almofadas tanto como objetos de decoração quanto como itens funcionais.

No caso das almofadas elas ajudam a manter a postura em dia e também funcionam como um complemento na decoração. 

Já as mantas têm o objetivo de entrar como um ponto de equilíbrio na decoração. Por outro lado, também servem para esconder imperfeições, proteger o sofá e para se aquecer nos dias frios.

1. Avalie os tipos de manta

Existem vários modelos e cores de manta para sofá. Para decidir, primeiro descubra o seu objetivo. 

As mantas têm o poder de tornar o ambiente mais acolhedor, mais divertido ou mais sério. Tudo isso levando em consideração as cores e o tecido do item e, antes de decidir, você deve escolher qual sensação deseja passar.

Observe, primeiramente, a grossura da manta. Tecidos mais grossos, por exemplo, devem ser colocados esticados para não criar um desnível e causar um certo estranhamento na hora de sentar.

Já se a manta for colocada no braço do sofá, isso não será um problema.

Tecidos mais leves, por outro lado, podem ser dobrados e até colocados de forma assimétrica e “bagunçada” no sofá. 

Sempre leve em consideração o tamanho do sofá, o tamanho da manta e a forma como ela será disposta.

2. Escolha o melhor tecido para as mantas

Os tecidos de manta para sofá podem variar bastante. 

Tecidos mais quentes são ótimos para regiões onde o inverno é mais rigoroso. Já tecidos leves combinam muito com lugares quentes, onde é preciso predominar o frescor.

Acrílico, algodão lã e fibra natural são alguns exemplos facilmente encontrados. Neste caso, o gosto de cada pessoa deve predominar.

O único ponto de atenção na decoração com mantas e almofadas é com sofás de couro, que por serem mais lisos podem não combinar com tecidos mais leves, sob o risco de ficarem escorregando.

3. Teste diferentes posições das mantas

Posições para mantas no sofá

Retas, dobradas, assimétricas, na ponta ou no meio do sofá, cobrindo os encostos ou apenas o assento… todas essas são maneiras de inserir a manta na decoração.

A posição da manta no sofá pode fazer toda a diferença no resultado final.

Para um resultado bacana, é importante analisar a composição do ambiente de forma que a manta traga equilíbrio junto aos outros móveis, almofadas e objetos de decoração.

Nos sofás que tem apenas um braço, por exemplo, a manta pode ser colocada adicionando um contraste e um volume maior no lado mais vazio.

Se a intenção é dar uma descontraída no ambiente, você pode optar por colocá-la de forma assimétrica, como se a manta tivesse caído ali naturalmente. A ideia é fazer um arrumado meio bagunçado. 

Já para passar um ar de formalidade, as mantas colocadas de forma mais despojada podem não combinar. E o oposto também é válido.

Agora, se a sua dúvida é como usar manta no sofá de canto, fique tranquilo, pois a ideia é basicamente a mesma e você pode usá-la em diferentes posições.

A combinação de mantas e almofadas no sofá de canto quebra o aspecto de um móvel muito grande na sala e oferece mais conforto visual ao local.

Leia também: Como decorar mesa de centro: dicas para acertar na decoração

4. Utilize mantas e almofadas como um toque de cor em ambientes neutros

Se você gosta de ambientes mais neutros, as almofadas e mantas podem ser uma forma de adicionar um toque de cor, sem perder o aspecto leve da decoração.

Ambientes neutros com pontos de cor, não sobrecarregam o ambiente visualmente e ainda trazem mais aconchego ao local, especialmente na sala de estar.

É possível criar este aspecto usando cores fortes e de destaque nas almofadas e mantas, mas também de forma mais discreta usando tom sobre tom.

O bacana de ambientes neutros é que dá para brincar bastante com os tons escolhidos para almofadas e mantas.

Já se você tem um sofá colorido, a ideia é criar um ponto de equilíbrio optando por tons mais neutros, complementares ou análogos nas almofadas e mantas.

5. Invista em estampas

As temidas estampas podem parecer difíceis de combinar, a princípio, mas basta ter bom senso e levar em conta o restante do local.

Por exemplo, você pode optar por uma manta estampada que combine as cores da estampa com almofadas lisas. Essa é uma boa forma de harmonizar e não pesar o ambiente .

Outra maneira de como decorar sofá com manta e almofadas é optar por almofadas estampadas e uma manta lisa para equilibrar.

Aos mais ousados, fazer um mix de estampas também pode ser uma boa ideia. Vale combinar estampas discretas como linhas e poá, ou até uma estampa zigue zague.

Se for fazer isso, só cuide para que o restante do ambiente não fique tão carregado.

6. Combine as almofadas com outros elementos do cômodo

Combinar cores das almofadas

Se você ainda está com dúvidas de como decorar sofá com manta e almofadas, combinar esses itens com outros elementos da sala essa pode ser uma forma de começar.

Procure, por exemplo, algum ponto de destaque da sua sala de estar. Pode ser um quadro na parede, nichos de decoração, tapete, objetos com cores complementares, etc.

Este ponto de cor pode ser o ideal para combinar mantas e almofadas com algo que você já tenha na sua sala.

Planejar essas combinações torna a escolha muito mais certeira. Para não ter erro, o ideal é seguir uma paleta de cores para a sala.

Assim você não corre o risco de investir em algo que não vai harmonizar com o restante do ambiente.

Quer encontrar almofadas ideais para incrementar a decoração da sua sala?

Então, acesse para conferir os modelos de almofadas que você encontra na Acervo Decoração! 

Conclusão

Agora que você já aprendeu algumas dicas de como decorar sofá com manta e almofadas já pode começar a incrementar a sua sala por aí!

Vimos que esses itens decorativos são bonitos e funcionais ao mesmo tempo e atuam oferecendo mais equilíbrio aos ambientes.

Para isso, vale seguir uma paleta de cores e escolher entre as diversas opções de tecidos e disposições para as mantas e almofadas.

E aí, gostou do texto de hoje? Conta pra gente nos comentários!

Leia também: Como montar mesa posta: dicas para você não errar

Posts relacionados

Deixe um comentário