Home » Decoração » Decoração com personalidade: entenda a importância e como fazer

Decoração com personalidade: entenda a importância e como fazer

6 minutos para ler

Quem gosta de ter a casa sempre bonita e arrumada provavelmente já parou para pensar sobre como uma decoração com personalidade ajuda a criar um ambiente com mais vida, não é mesmo?

Na prática, o que as pessoas buscam são decorações verdadeiras que expressem sua personalidade de uma maneira espontânea e criativa, bem diferente dos padrões de capa de revista que parecem muito montados para fotos e distantes do nosso cotidiano.

Pensando nisso, vamos apresentar algumas dicas sobre como colocar mais personalidade na decoração e quais são as vantagens disso. Prossiga com a leitura e saiba mais sobre o assunto.

Entenda o que é uma decoração com personalidade
Uma decoração com personalidade é aquela que reflete o estilo e os gostos dos moradores da casa e traz em cada objeto um significado e um valor sentimental.

Esse tipo de decoração é interessante porque evidencia, de modo geral, a personalidade das pessoas que ali vivem.

Além disso, ambientes personalizados conferem mais conforto e bem-estar e promovem uma identificação instantânea, por contar histórias ou realçar memórias afetivas.

Saiba qual é a importância desse tipo de decoração
Como dissemos, a decoração com personalidade é importante porque mostra, por exemplo, como são os donos da casa e traduz tudo isso por meio de uma comunicação não verbal que se destaca em cores, texturas e enfeites.

Sem falar que uma decoração com personalidade ajuda a criar identidade própria para o seu lar, com foco nos laços afetivos entre as pessoas e nas histórias vividas por cada um.

Vale ressaltar ainda que uma decoração com personalidade cria ambientes que evocam paz e tranquilidade e transformam a casa em um espaço de refúgio e relaxamento para todos os moradores.

Descubra como colocar personalidade na decoração
Agora, pode ser que você esteja se perguntando como fazer uma decoração que realmente destaque a sua personalidade e a de seus familiares.

Por isso, listamos a seguir algumas táticas que você pode adotar para ter sucesso nessa missão. Veja!

Use fotos variadas da família
As fotos são recordações de momentos importantes e felizes, por isso costumam trazer uma sensação de alegria assim que você olha para elas.

Sendo assim, abuse das fotos de lembranças de viagem e de outras situações bacanas da vida para manter o astral da sua casa sempre lá em cima! Além, é claro, de criar uma atmosfera mais íntima.

Aposte na mobília de família
Outra forma de fazer uma decoração com personalidade é usar mobílias antigas da sua família. Note que, para essa ideia ser interessante, será necessário que os móveis estejam em bom estado de conservação.

Então, aquela penteadeira que era da sua avó pode perfeitamente enfeitar seu quarto ou seu closet, conferindo um clima romântico e afetivo para esses espaços.

Decore com seus livros favoritos
Sabe os seus livros favoritos que ficam na estante de casa posicionados de maneira convencional pegando poeira? Eles podem ser usados para dar mais charme à decoração da sua casa.

Para isso, decore as mesas de centro com algumas pequenas pilhas de livros ao lado dos seus objetos de decoração. Tome cuidado apenas para não exagerar na quantidade, o que pode deixar a arrumação estranha.

Você ainda pode procurar jeitos criativos de enfeitar a casa usando seus livros preferidos, em locais pouco convencionais. Por exemplo, organize a cozinha com seus livros de culinária à vista.

Abuse de objetos com significado
Se você for uma pessoa que gosta de colecionar objetos, tire partido desse hobby e separe um cantinho da casa para arrumar sua coleção com todo o destaque que esses elementos merecem ter.

O que vale nessa hora é usar a imaginação e fazer algo que fique visualmente atrativo e que também possa exaltar o lado lúdico da sua coleção.

Uma sugestão é que você organize as peças procurando fazer uma divisão por cores e por tamanhos, de modo que o efeito estético dos itens reunidos possa ser valorizado.

Aposte nos objetos de decoração certos para um estilo interessante
Alguns itens de decoração têm o poder de conferir mais personalidade aos espaços nos quais eles estão inseridos.

Essas peças, quando usadas de modo coordenado, proporcionam beleza e requinte para a sua casa — e de uma maneira bem simples de ser feita. Acompanhe nossas ideias na sequência.

Mantas e almofadas
Para um clima de aconchego, abuse das mantas e almofadas, tanto nos sofás quanto por cima de cadeiras e pufes.

Procure fazer um mix de texturas e variar os materiais dessas peças para um ambiente ainda mais bonito de se ver.

Quadros e espelhos
Já para ter mais elegância recorra aos quadros selecionados, que podem ser usados em cima do sofá, na sala, nos quartos e até na cozinha.

Os espelhos são ótimos para ampliar espaços pequenos que precisam de um pouco mais de profundidade.

Tapetes e móveis exclusivos
Os tapetes demarcam espaços e proporcionam sofisticação aos ambientes. Escolha os seus modelos preferidos e abuse desses elementos de decoração.

Os móveis, quando são exclusivos ou assinados por designers, são excelentes alternativas para renovar espaços e oferecer mais personalidade à casa.

Luminárias e centros de mesa
Quando bem posicionadas, as luminárias criam um clima de conforto e bem-estar ideal para momentos de relaxamento.

E os centros de mesa renovam imediatamente a decoração da mesa e da sala de jantar, proporcionando elegância na medida certa.

Conheça as vantagens de investir nesse tipo de decoração
Bom, mostramos como fazer para aderir ao estilo de decoração com personalidade. Vamos ver quais são as vantagens de investir nesse tipo de decoração? Reunimos abaixo os principais benefícios. Confira:

diminuição do estresse do dia a dia;
ganho de praticidade e funcionalidade na casa;
mais conforto e aconchego no seu lar;
reforço de memórias e eventos positivos da vida;
harmonia entre a decoração e o estilo dos moradores;
mais qualidade de vida e aumento da sensação de bem-estar;
elogios de convidados que reconhecem sua personalidade ao entrar na sua casa.
Por fim, vale destacar que, para ter sucesso na tarefa de fazer uma decoração com personalidade, é muito importante que você procure incluir uma seleção de objetos de decoração que seja diferenciada e de qualidade.

Agora que você já sabe qual é a importância e como fazer uma decoração com personalidade, entre em contato conosco. Teremos o maior prazer em contribuir para a ornamentação de seus ambientes por meio dos nossos objetos atemporais e cheios de bom gosto!

Posts relacionados