Home » Mesa posta » Francesa, americana ou inglesa: como montar uma mesa em cada estilo

Francesa, americana ou inglesa: como montar uma mesa em cada estilo

3 minutos para ler

Quem gosta de receber os amigos em casa costuma estar sempre preocupado com a organização da mesa e todos os detalhes envolvidos nesta arrumação. Por esse motivo, saber como montar uma mesa com estilos diferentes para servir seus convidados é uma arte!

A boa notícia é que, mesmo que essa tarefa seja muito importante, é possível aprender a realizá-la. Para isso, é preciso conhecer os estilos que existem, justamente, para poder escolher qual é o mais adequado em cada momento.

Pensando nisso, apresentaremos as principais informações sobre cada um dos estilos de mesa, bem como para quais situações elas são indicadas. Acompanhe a leitura e saiba mais!

A elegância da mesa inglesa
A mesa inglesa tem similaridades com a mesa francesa, que falaremos mais adiante. A principal diferença entre elas é o fato de que, nesse tipo de serviço, o garçom não apenas leva os alimentos até os convidados, como também cuida de servi-los.

Muitas vezes, para otimizar o estilo de serviço inglês, o garçom usa um carrinho no qual ele apoia os pratos, talheres e guardanapos. Como esse é um tipo de mesa bastante formal, é bom reservá-lo para situações que realmente exijam tamanho protocolo. Quando for serví-la, abuse de acessórios em prata e cristal.

A sofisticação da mesa francesa
A mesa francesa, sem dúvida alguma, é a mais sofisticada e cheia de pompa e circunstâncias. Funciona muito bem em ocasiões em que a formalidade e o requinte devem marcar presença.

Um exemplo seria a celebração de uma nomeação importante em um cargo público ou um noivado no qual os convidados são pessoas relevantes na sociedade. Seja qual for o caso, se optar pela mesa francesa, saiba que será preciso contratar garçons treinados e acostumados com este tipo de serviço.

Na prática, eles deverão levar as baixelas e réchauds até os convidados. Já devidamente sentados em seus lugares, são eles que se servem conforme o seu desejo.

A praticidade da mesa americana
A mesa americana é ideal para encontros e recepções informais nos quais não existe nenhuma regra ou cerimônia entre o anfitrião e seus convidados. Essa arrumação é perfeita para almoços de domingo em família ou reuniões despojadas entre amigos íntimos.

Funciona da seguinte maneira: os pratos, talheres, guardanapos e a comida em si, são dispostos sobre uma mesa de apoio ou aparador. Dessa maneira, os convidados podem se servir à vontade na hora em que quiserem.

Atente-se apenas para o fato de que não é porque o encontro é mais descontraído que você não possa usar uma louça bonita, talheres com design diferenciado e copos de melhor qualidade. Por isso, capriche nestes detalhes e arranque elogios dos seus amigos e familiares.

Viu só como não é difícil saber como montar uma mesa? Vale destacar que é fundamental que você saiba utilizar os itens certos, priorizando a qualidade e variedade a fim de saber como montar qualquer um desses estilos para impressionar seus convidados.

Gostou deste conteúdo e quer começar a montar mesas especiais para os seus entes queridos? Então entre em contato conosco agora mesmo! Teremos o prazer em oferecer tudo o que temos de melhor para vestir sua casa com aconchego e carinho!

Posts relacionados