Home » Arte » Estilos de decoração: conheça alguns e saiba como usar na sua casa

Estilos de decoração: conheça alguns e saiba como usar na sua casa

7 minutos para ler

Quando se trata de estilos de decoração, sabemos o quanto é difícil escolher um queridinho em meio a tantas opções incríveis. Porém, fazer essa escolha é fundamental para garantir a unidade do projeto e não sobrecarregar o ambiente com o excesso de informações desencontradas.

Mais do que refletir a personalidade dos donos da casa, o estilo de décor é responsável pela harmonia do conjunto. Além da questão estética, a composição fica muito mais aconchegante e convidativa quando as peças estão em equilíbrio. Assim, você dificilmente vai se cansar da decoração que escolheu.

Pensando nisso, preparamos este post com os principais estilos de decoração para ajudar na sua decisão. Continue a leitura e se inspire para tirar seu projeto do papel!

Clássico
O estilo clássico conta com detalhes como frisos abaulados nas marcenarias, no mobiliário e nos forros de gesso, é um estilo mais próximo de uma decoração que nos remete aos castelos europeus. A madeira, por exemplo, é um material muito utilizado nesse tipo de décor. Devido à quantidade de detalhes, é importante que seu espaço seja amplo e com um pé direito alto (altura do piso até o teto), pois do contrário, a sensação poderá ser que seu ambiente ficou menor. Veja as principais características desse estilo de decoração:

atmosfera transborda tradição;
mobiliário com colunas, frisos e metais com cabeça de leão, por exemplo;
peças de madeira em abundância;
contraste de cores, utilização de florais e xadrezes, veludo, capitonê (detalhe no estofado).
Moderno Contemporâneo
O estilo moderno pode ser contemporâneo ou clean. Não dispensa a neutralidade dos materiais e dos tons escolhidos, lança mão de texturas para diferenciar as nuances de uma mesma cor. Branco, camurça, gelo, cinza e nude são as cores mais características desse tipo de composição, seja em tons mais claros, seja em tons mais escuros. Os objetos decorativos tendem a ter um design arrojado, funcionando como pontos de destaque em uma atmosfera aberta. Veja as principais características desse estilo de decoração:

revestimentos neutros;
conceito aberto, criação dos ambientes integrados;
cores pontuais,
ampla utilização da iluminação para destaque;
peças de design característico.
Romântico
O estilo romântico é muito delicado, priorizando uma atmosfera confortável, intimista e acolhedora. Embora a paleta de tons predominantes seja mais clara, combinando lilás e cores róseas, é comum a presença de tons mais vibrantes em pontos específicos, como em algum móvel ou objeto decorativo. O amarelo, por exemplo, é uma excelente opção para trazer mais alegria. Veja as principais características desse estilo de decoração:

conforto e aconchego;
estampas florais;
papéis de parede sutis;
texturas delicadas, como a renda.
Minimalista
O estilo minimalista segue a tendência do “menos é mais”. É o estilo moderno clean, daí a utilização do termo minimalista, ou seja, com pouca informação. A qualidade das peças é priorizada em relação à quantidade de itens. Portanto, obras de arte e outros elementos característicos têm lugar cativo nesse tipo de décor. A intenção é criar pontos de destaque em meio a poucos móveis e objetos, escolhidos a dedo e sempre de primeira linha. Veja as principais características desse estilo de decoração:

mobiliário assinado por designers renomados;
tons claros ou pastel;
ampla utilização de vidro;
concreto aparente;
atmosfera leve e aberta.
Vintage
O estilo vintage remete à arquitetura dos anos 1920 a 1960. Embora seja comumente confundido com o retrô, existe uma diferença crucial: em geral, as peças vintage são itens de fabricação original da época. Já as peças retrô costumam ser releituras. É por isso que o investimento em um décor vintage é um pouco mais alto, mas a relação entre custo e benefício compensa. Veja as principais características desse estilo de decoração:

móveis restaurados;
presença de móveis com pé palito;
peças de antiquário;
cores quentes e vibrantes.
Rústico
O estilo rústico é um dos mais requisitados pelos amantes da natureza e de uma atmosfera bucólica. A madeira é o principal material dessa composição, dialogando com outros elementos naturais, como pedras e fibras. As cores vão desde as mais claras às mais vibrantes. Veja as principais características desse estilo de decoração:

móveis de madeira, muitas vezes da forma que é encontrada na natureza;
ampla utilização de fibras naturais como palha, ráfia e junco;
tons terrosos na base e quentes nos detalhes;
predomínio de materiais naturais.
Industrial
O estilo industrial voltou com tudo nos últimos anos, remetendo ao antigo “chão de fábrica” e trazendo elementos característicos desses galpões, como aço, cimento, parede em tijolo,”descascada”, e instalações, como tubulações, expostas. É claro que tudo é minuciosamente ornamentado para compor um décor que salta aos olhos sem perder a funcionalidade, criando um clima mais urbano e convidativo. Veja as principais características desse estilo de decoração:

revestimentos em cimento queimado;
uniformidade nos tons escolhidos;
predomínio do cinza e de suas nuances;
conceito aberto e instalações aparentes.
Escandinavo
No estilo escandinavo menos também é mais. Como o próprio nome sugere, trata-se de uma tendência europeia do século XX que se expandiu mundo afora. Essa composição é, ao mesmo tempo, simples e requintada. Veja bem: ser simples não significa ser simplista. Peças de design característico valorizam o ambiente e se destacam em meio à base neutra. A madeira utilizada também é bastante clara. As cores claras predominam devido a pouca iluminação natural característica do período de inverno nos países Escandinavos (Dinamarca, Suécia e Noruega). Veja as principais características desse estilo de decoração:

revestimentos claros e em tons pastel;
atmosfera leve, ampla e aberta;
predomínio da iluminação natural.

Provençal
O estilo provençal é como um meio-termo entre o romântico e o rústico, aliando os elementos campestres à delicadeza de um ambiente sutilmente decorado. É por isso que são priorizados os tons que sugerem relaxamento, como verdes e azuis em nuances mais claras. Móveis com acabamento em pátina com quinas lixadas têm tudo a ver com essa composição, trazendo charme e simplicidade para o ambiente. Veja as principais características desse estilo de decoração:

texturas leves e estampas florais;
mobília envelhecida;
elementos naturais.
Boho
O estilo boho também segue uma mescla de tendências. Esse mix traz referências hippies, étnicas, folk, punk, dentre outras. Tanto é que os tons terrosos e que remetem à natureza estão com tudo nesse tipo de décor, como verde-oliva e caqui. Estampas e texturas que fogem dos padrões, misturando cores e assimetrias, dão o tom dos objetos decorativos. Veja as principais características desse estilo de decoração:

base terracota e tons vibrantes pontuais;
estampas étnicas e assimétricas;
mobiliário arredondado.
Eclético
O estilo eclético só tem uma regra: não ter regra! É claro que não dá para sair misturando todos os estilos sem o mínimo de uniformidade. Mas está liberado ousar e escolher suas tendências preferidas em cada um deles, desde que dialoguem entre si, compondo uma base harmoniosa. A intenção é fazer do seu décor uma narrativa pessoal. Veja as principais características desse estilo de decoração:

mistura de móveis contemporâneos e de antiquário;
resgate de peças com história única;
mix de estampas e texturas;
muitas cores e muitos tecidos.
Com essa lista de estilos de decoração, não será difícil eleger o seu preferido e criar um projeto que alie personalidade e estética em doses exatas. É esse o resultado de um décor incrível, que tem a cara do dono e a beleza de uma composição única e minuciosamente planejada.

Gostou das dicas? Então, compartilhe o post nas redes e inspire seus seguidores!

Posts relacionados