Home » Objetos decorativos » 4 dicas de como escolher objetos decorativos: confira!

4 dicas de como escolher objetos decorativos: confira!

6 minutos para ler

Que os objetos decorativos são itens indispensáveis para a montagem de uma bela composição nos ambientes, ninguém ousa duvidar! Afinal, eles ajudam a conferir uma identidade única para a casa.

Ocorre que muitas vezes pode ser difícil escolher entre tantas variedades disponíveis no mercado. E aí surge a questão: quais são as melhores opções para harmonizar com o estilo do seu lar e a personalidade dos moradores?

Pensando nisso, vamos mostrar 4 dicas para você acertar na escolha dos objetos decorativos. Prossiga com a leitura para saber tudo!

1. Considere o estilo de decoração da sua casa
Antes de iniciar as buscas pelos objetos decorativos que enfeitarão a casa, procure analisar o estilo de decoração dos elementos que você já tem no seu lar.

Observe o seguinte:

como é o design dos seus móveis;
qual é o estilo predominante;
se são peças de madeira, de laca ou algum outro tipo de revestimento.
Observe ainda quais são as cores predominantes em cada um dos ambientes e aproveite para montar uma pequena lista, dividida justamente em função de cada espaço.

Essa organização prévia e o planejamento por escrito ajudarão na hora de você ir às compras. Dessa forma, o foco no que é preciso será mantido e não haverá desperdício com a aquisição de itens desnecessários ou que depois não se encaixarão em lugar nenhum.

2. Aposte na mistura de cores e texturas
Acabamos de falar sobre as cores que prevalecem em cada um dos ambientes, não é mesmo? Quando você escolhe objetos decorativos levando em consideração as cores existentes nos espaços, fica muito mais fácil acertar.

Mas note o seguinte: isso não significa que você deve repetir as cores que já existem na sua casa nos objetos que vão enfeitá-la. Muito pelo contrário! Agora, é hora de dar asas à imaginação e brincar um pouco com as cores e as texturas.

Uma forma prática de fazer isso é adicionar pitadas de cor aos ambientes mais neutros. Se sua sala for predominantemente bege e marrom, por exemplo, experimente comprar almofadas terracota e tapetes coloridos.

Inclusive, esses elementos proporcionarão a tal textura que comentamos. Ela é ótima para criar uma atmosfera aconchegante e, ao mesmo tempo, quebrar a monotonia do lugar.

3. Pense no formato e no tamanho dos itens
Outro aspecto que não podemos esquecer diz respeito ao formato e tamanho dos objetos decorativos que você pretende comprar. É necessário que haja uma certa proporção entre o ambiente, os móveis e os enfeites de cada espaço.

Isso é importante porque o que se deseja é que haja uma harmonia na decoração, de uma forma geral, e não que algum elemento se sobressaia tanto ao ponto de parecer que ele não pertence àquele lugar.

Ou pior, que o objeto decorativo seja tão grande e chamativo que atrapalhe a livre circulação das pessoas, o que é absolutamente indesejável.

Vale dizer ainda que, ao se preocupar com o formato e o tamanho dos itens de decoração, é possível organizá-los de uma maneira que o visual fique equilibrado e seja agradável ao olhar.

Exemplos disso são artigos dispostos por ordem de tamanho ou em um bonito e interessante degradê. Outro aspecto digno de nota é que algumas peças, quando posicionadas em lugares “mortos” da casa, podem conferir muita beleza e reanimar aquele cantinho ocioso.

4. Invista em diferentes objetos decorativos
Para que a decoração seja realmente interessante, é bacana que você invista em diferentes objetos. Isso serve para que a sua casa tenha contrastes suficientes e não pareça um espaço repetitivo e sem graça.

A seguir, listamos abaixo alguns elementos que vão contribuir para uma decoração cheia de personalidade e estilo. Confira!

Use livros para decorar
Os livros podem e devem ser usados como objetos decorativos, em especial aqueles que reúnem fotografias de profissionais famosos ou são coletâneas de artistas conhecidos. Normalmente, eles têm a capa dura e uma dimensão um pouco maior que o padrão.

Estas peças podem enfeitar mesas de centro ou de canto ou ainda repousar delicadamente sob pufes e bancos, conferindo muito charme para a sua casa.

Lance mão dos cestos
Os cestos, além de lindos, são itens superversáteis que podem ser usados das mais diversas maneiras e em diferentes locais. Na sala, eles devem ser feitos de materiais mais nobres e podem ser usados como revisteiros.

Já nos banheiros eles ficam muito charmosos quando são utilizados para guardar toalhas de banho ou outros artigos dessa área da sua residência.

Abuse das velas
As velas, muitas vezes cheirosas, servem não apenas para iluminar e perfumar os ambientes, quando acesas, mas também para criar um clima de relaxamento e paz, ideal para os momentos em que você deseja descansar.

Além disso, elas costumam vir em belíssimos recipientes que enfeitam por si só os lugares onde estão acomodadas. As velas são versáteis, pois combinam com diferentes ambientes e deixam sua casa ainda mais confortável.

Invista nos quadros
Os quadros compõem os ambientes, preenchendo e colorindo os espaços vazios nas paredes. Isso sem falar que eles podem ser dos mais variados estilos, cores, texturas e dimensões. Podem ainda ser de autores renomados, o que oferecerá uma dose extra de requinte aos seus ambientes.

Recorra aos espelhos
Os espelhos são aliados de quem deseja ampliar espaços pequenos. Mesmo que esse não seja o seu objetivo, um belíssimo espelho tem o seu valor, já que ele enfeita qualquer lugar em que esteja posicionado.

Como vimos, são muitos os objetos decorativos que você pode usar para ornamentar a sua casa e deixá-la muito elegante. Por isso, é fundamental adquirir seus produtos em uma loja de confiança, que ofereça a qualidade que você merece ter.

Nesse sentido, a Acervo Decoração é a melhor opção, já que a loja é fruto de um forte desejo de criar espaços confortáveis e ambientes que buscam o equilíbrio por meio de objetos especiais e atemporais. Além disso, o propósito da empresa é exaltar a personalidade de quem habita esses espaços e lhes proporcionar bem-estar.

E então, gostou das nossas 4 dicas de como escolher objetos decorativos para a sua casa? Aproveite que agora você tem mais informações sobre o assunto e entre em contato conosco para conhecer a nossa seleção especial de itens. Eles vestirão a sua casa com esmero, aconchego e carinho!

Posts relacionados